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O que é SEO? – Você sabe realmente onde ele está dentro de um planejamento de marketing digital?

Algo que venho a tempos observando em vários pessoas do mercado, clientes, analistas de marketing e demais profissionais da área é a relação e contexto que o SEO possui dentro de um planejamento de marketing digital.

Por isso pergunto: Você sabe realmente o que é SEO?

Veja as respostas mais comuns atribuídas a essa pergunta:

  1. É um projeto que visa otimizar o site para os mecanismos de busca
  2. É uma ferramenta de marketing que tem como objetivo aumentar o tráfego do meu site
  3. Colocar meu site nos primeiros lugares nos mecanismos de busca

Bom, se você respondeu alguma das questões acima, posso dizer que você está “relativamente” certo, porém enganado no que realmente significa o SEO como um todo.

Search Engine Optmization = Experience Optimization

Logicamente, pelo termo traduzido do inglês para SEO, notamos uma nome que parece auto-explicativo mesmo, porém podemos nos convencer a cada vez mais pensar no “Experience Optimization”. Isso significa a otimização voltada para a experiência de seus visitantes, focada no site em vários fatores já falados e até repetidos pelo Google como fator de posicionamento: a experiência do usuário.  Ele resulta na a melhoria do seu site como um todo, características que vão desde a usabilidade, navegabilidade, conversão, layout até…resultados (mais vendas, tráfego , prospects)!

Voltado para isso (Experience Optimization) já temos a idéia de que o SEO não é apenas posicionar seu site para os mecanismos de busca, mas melhorá-lo como um todo, independente da fonte de tráfego que foi gerado. Isso gera maior tráfego, maior qualidade nos acessos e melhores performances.

Percebeu a mudança? Otimização para o usuário > Otimização para Mecanismos de Busca?

Mas, além disso, volto a pergunta inicial: O que é SEO (então)?

SEO e Marketing Digital: Onde ele está situado nesse planejamento

Em um planejamento de marketing digital, muitas empresas simplesmente esquecem ou ignoram o SEO, ignorando vários fatores por simplesmente não saberem o que é realmente o SEO e o ganho que eles terão em todo o planejamento de marketing digital voltado para o seu site.

Assim como o profissional de SEO não deve ter uma visão fechada do que faz, tendo cada vez mais focar em outros temas como o Social Media, arquitetura, oportunidades offline, usabilidade/navegabilidade, a empresa/cliente deve ter uma visão mais ampla dos benefícios que a otimização de um site, de forma bem feita, influência em todos os fatores para gerar os resultados esperados, e não apenas em resultados nos mecanismos de busca.

Ou seja, um site realmente voltado para o usuário e pensando na melhor forma de apresentar o seu conteúdo possui muito mais chances de sucesso em outros canais do que um site que simplesmente ignora esses fatores.

Dentro de um contexto de planejamento então, reparamos na imagem abaixo onde o SEO situa-se nesse mercado digital, com as etapas que os acessos terão, independente de sua fonte:

O que é SEO? Você sabe realmente o que ele significa em um planejamento de marketing digital?

O que é SEO? Você sabe realmente o que ele significa em um planejamento de marketing digital?

Percebeu como ele envolve todas as origens de tráfego?

Benefícios em diferentes Canais

Logo, podemos atribuir de cara alguns benefícios relacionados ao SEO em diferentes frentes e origens de tráfego:

Links Patrocinados:

  • Uma Landing Page bem trabalhada melhora o índice de qualidade de seu anúncio
  • Além disso, melhor a qualidade da visita e aumenta a conversão de seu acesso
  • Cada vez mais ambos estão ligados via Google Plus e (futuramente) via Google Shopping

 

Tráfego Direto:

  • Um usuário que acessar seu site terá sua navegabilidade e experiência melhorada pelas alterações do SEO
  • Após ter um acesso positivo, a tendência desse usuário voltar ao seu site é maior, o que é contabilizado pelo Google (Returning Visitors)
  • Esses fatores resultarão em fidelização de seus usuários e aumento de exposição em Brand

E-mail Marketing:

  • Para onde seu contato de database vai ser direcionado?
  • Uma Landing Page customizada e trabalhada faz com que realmente essa ferramenta gere melhores resultados
  • O destino é tão importante quando a aquisição de database e um fator controlável por você: usuário que clica no e-mail marketing e não acha o que quer, volta a clicar em suas peças e ofertas?

Social Media:

  •  Usuários de Social Media compartilham informações que acham importante.
  • Conteúdo de qualidade resulta em maior disseminação de seu sites nas mídias sociais
  • Maior exposição de seu site e Brand, além do estreito de relacionamento com seus visitantes/clientes

 

Por tanto, é sempre bom levar o SEO como algo que vai melhorar e orientar cada vez mais seu site para o seu visitante, o usuário! Aquele que vai levar seu site ao sucesso ou fracasso, independente do canal de origem.

Assim, pergunto novamente: você sabe o que é SEO?

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