Início > Internet e Web, Otimização de Sites - SEO, Pessoas e Social > Mecanismos de Busca: O processo dos usuários e suas intenções de busca (Influências + Personas) – SEO

Mecanismos de Busca: O processo dos usuários e suas intenções de busca (Influências + Personas) – SEO

O que são os Mecanismos de Busca? Basicamente são grandes “facilitadores” para o usuário web. Eles são capazes de ligar milhões, bilhões de páginas na internet, facilitando a vida de todos que o utilizam, procurando as informações mais relevantes para cada pessoa.

O que alguns sabem é que essa facilidade também é profissionalizada por empresas que querem aparecer da melhor forma nesses mecanismos de busca. Isso se chama otimização de sites (tema que abordamos constantemente nesse Blog) e que gerou um novo profissional: o Analista de SEO.

O que um Profissional de SEO faz também já foi falado nesse Blog, o que não é nada tranqüilo. Mas existem mais fatores. Muito mais. Os mecanismos de busca não são uma ciência exata e nem chega um momento que se estabiliza. Isso não existe. Digo isso pelo simples fato que fica por trás dessas ferramentas poderosas. Simples mesmo: O ser humano.

Decifrar o pensamento do usuário é uma combinação de fatores, que nem sempre são 100% acertivas!

Nada é mais difícil do que prever o que o usuário irá digitar nos mecanismo de busca, decifrar seu pensamento. Mas, é possível fazer algumas combinações!

Não é fácil prever o que o ser humano está pensando, o que pensou, ou o que pensará. Esse conjunto de pensamentos, ações e “moda” é o que chamamos de intenções de busca, que faz parte de um processo maior que veremos a seguir.

O processo "micro" dos Mecanismos de Busca

O processo "micro" dos mecanismos de busca é importante, mas não é tudo!

No processo micro, temos uma idéia mais fechada dos mecanismos de busca: usuário + ferramenta = resultados. Mas é só isso mesmo?

O caminho do usuário para os mecanismos de busca

Mais do que apenas otimizar um site, o trabalho em SEO é constante por esse fato citado acima, o ser humano. Isso quer dizer que a psicologia também está envolvida em todo esse processo. Estar atento ao mercado externo é primordial e fundamental para um bom profissional aproveitar da melhor forma o hype, a onda do momento. Cada vez mais os usuários estão interligando o mundo offline para o online. Ou seja, não basta olhar apenas para a web, os mecanismos de busca tem influência direta com o mundo real, e isso é ligado pelo próprio usuário, através do conjunto de suas ações e intenções. Esse caminho não é nada controlado, é totalmente independente e possui caráter social e físico.

Temos vários tipos de influências nesse mundo offline. Eu os classificaria como:

  • Influência Social: esse é um fator movido pela sociedade como um todo. As pessoas são movidas por fundamentos e concepções que já estão inseridas num contexto do próprio ser humano
  • Influência Sazonal: essas influências são geradas por períodos oportunos, como a chegada de uma nova estação, data comemorativa ou um espaço de tempo em que as idéias e pensamentos que são movidos com influências temporais.
  • Influência Viral: essa influência tem muita relação com a social, pois é um tipo de característica movida por um grupo de pessoas. Porém, é momentânea e de baixa durabilidade.
  • Influência Crítica: a necessidade das pessoas em se expressar ou saber a opinião de outros. É aquele princípio básico das pessoas em saber o que o outro acha em relação a tal assunto. As perguntas como forma de busca é um exemplo dessa influência.
  • Influência Pessoal: nada mais, nada menos que a vontade pessoal de cada um, de forma individual, seja através de suas vontades antigas, temporais ou apenas desejos. Esse tipo de influência é o que pesa para gerar uma determinada intenção e ação, independente dos outros tipos de fatores.
  • Influência comercial: esse tipo de influência é gerado pelo próprio marketing, propaganda e afins. São o que chamamos de criação de novas necessidades, exploração de necessidades básicas através da exposição das mídias ou assuntos relacionados.
Influências nos usuários geram novos tipos de intenções de busca!

Influências nos usuários geram novos tipos de intenções de busca!

Entendendo esses tipos de influências, temos o primeiro passo do nosso caminho macro dos mecanismos de busca. Como dito acima anteriormente, esse caminho inicial é totalmente independente!

Vamos a segunda parte desse caminho, que são as pessoas. Sim, os usuários, os próprios seres humanos que irão praticar a ação no reflexo de sua intenção de busca. Muitos gostam de classificar esses usuários como personas. Ou seja, classificação que generaliza as características humanas das pessoas que possuem personalidades semelhantes e que geram ações parecidas. Como eu gosto do nome, vamos utilizá-lo ao longo do artigo. De acordo com alguns estudiosos, temos a seguinte classificação (fonte: grokdotcom)

  • Competitivo: é aquele usuário que visa a rapidez e dinamismo na busca pela sua informação.
  • Metódico: como a própria palavra diz, esse usuário está ligado aos detalhes das informações. É capaz de ler posts inteiros em busca do que necessita por exemplo.
  • Espontâneo: Ao mesmo tempo em que também procura rapidez, procura informação em formatos diferentes, seja através de gráficos ou imagens coerentes que facilitem a interpretação.
  • Humanista: leva em consideração opiniões de terceiros na busca pela sua informação relevante.
E os usuários? Personas! Classificação genérica de usuários agrupados por um tipo de personalidade semelhante: Interessante não?

E os usuários? Personas! Classificação genérica de usuários agrupados por um tipo de personalidade semelhante: Interessante não?

E o que tudo isso tem relação com SEO?

Na verdade, tudo. Explico: o conjunto entre esses dois fatores externos (Influência + Personas) é o que gera as intenções de busca. É esse começo de processo (lembre-se, independente) que faz com que tal usuário busque por esse, ou aquele termo nos mecanismos de busca. Como já citado anteriormente, o ser humano é algo complicado de se prever, pois ele sofre essas influências constantemente, em conjunto com a personalidade de cada um.

Combinações entre influências e personas!

A combinação entre "Influências + Pesonas" geram inúmeros tipos de intenções e possibilidade nos mecanismos de busca: Fatores externos totalmente independentes de nosso alcance SEO!

Gosto de visualizar esses dois fatores como filtros que devemos “monitorar”, mesmo que seja impossível 100% de acerto, porém há a possibilidade de prevermos algumas ações. Atento a isso, o profissional de SEO que estiver com sua atenção voltada para esse processo  Macro, com a combinação entre Influências e personas ( que são externas e “independentes”), em conjunto com os fatores internos,  sairá na frente, seja através de um planejamento que gere resultados ou preparado para eventuais hypes que existirão na internet.

O processo macro é uma visão mais ampla dos mecanismos de busca, pois reúne fatores externos + fatores internos: ou seja, um processo completo que nos auxilia na previsão de intenções de busca

O processo macro é uma visão mais ampla dos mecanismos de busca, pois reúne fatores externos + fatores internos: ou seja, um processo completo que nos auxilia na previsão de intenções de busca

Você já pensou nisso? Seu site, ou o site de seus clientes está preparado para todo esse conjunto? Possui conteúdo voltado para as combinações corretas entre “influências + personas”?  Agora é com você. Let’s work, SEO!

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe seu comentário. Opiniões, ideias e mais informação são muito bem-vindos!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: