Início > Internet e Web, Otimização de Sites - SEO > Novidades Google Brasil: Saiba as principais mudanças e atualizações – SEO

Novidades Google Brasil: Saiba as principais mudanças e atualizações – SEO

E não é que o Google Brasil também está de cara nova. Você que entrou nele para pesquisar algo já reparou várias diferenças. O Blog Notícias Dinâmicas demonstra as atualizações e novidades que ele trouxe para nós usuários. Afinal, o que isso muda em SEO? Muita coisa, com certeza.

Novidades e ferramentas: Antes de notarmos as diferenças do Google Brasil

Antes de falarmos das mudanças, temos que entender e informar o que o Google já havia comunicado como novidade. Entre eles, temos:

  • Google Plus One: botão de compartilhamento que é incorporado as páginas nos sites, como forma de recomendação do usuário e que é apresentada nas SERPs.

  • Google +: rede social do Google. Isso mesmo, não é o Orkut, é uma nova rede! O Google fez seu anúncio oficial ontem (28/06), com vídeos e textos explicando de forma ainda superficial seu funcionamento. O certo disso tudo que nada é por acaso. Pelo próprio vídeo divulgado já notamos que o layout do Google + é bem semelhante a essas atualizações do Google Brasil. Coincidência? Acredito que não. Com tanta informação e ferramentas nas mãos a empresa vai fazer de tudo para integrar seu Arsenal de facilidades web para seu novo projeto de Rede Social. Nada melhor do que assemelhar o layout do maior site do planeta, não é?

  • Google Instant: essa ferramenta já estava disponível em outros países, mas chegou ao Brasil faz alguns dias. Basicamente, o Google mostra de forma instantânea os resultados de sua busca, mesmo antes de você terminar de digitar o que você deseja. Foi divulgado um vídeo muito bacana para esse lançamento com a participação de Caju e Castanha, como vocês podem ver abaixo.

Página Inicial do Google Brasil

Logo de cara já reparamos as diferenças. Vejamos abaixo uma imagem antes das atualizações:

Serp Antiga do Google brasil

Página inicial do Google Brasil do dia 28 de junho 2011. Simples e prático, não?

E agora, como ele está:

Nova Página Inicial do Google Brasil

Aspecto do “novo” Google Brasil do dia 29 de junho de 2011. Mais moderno e com características já presentes em outros países.

Pois bem, notaram as diferenças agora? O Google Brasil vem com várias características que estavam presentes em outros países, como o Google US e UK. Para o Brasil, essas mudanças coincidem com vários anúncios que a poderosa empresa mundial noticiou nos últimos tempos (vamos falar sobre isso no decorrer do artigo). Vamos então às mudanças diretas:

  • Menu Superior do Google Brasil está preto, isso mesmo. Em contraste com o “branco” padrão do buscador (caso você não utilize imagem de fundo) orienta diretamente os olhos do usuário às diversas ferramentas disponibilizadas pelo Google. Além disso alterou o posicionamento da Ferramentas de idiomas e Pesquisa Avançada, colocando-os ao menu dropdown à direita junto com as configurações. Isso tonifica cada vez mais a visão de que o Google já não é mais apenas um Mecanismo de Busca, mas sim um integrador de ferramentas e aplicativos web. Com a chegada do Google Cloud por exemplo isso fica bem explícito
Novo Menu Superior da Página Inicial do Google Brasil

Novo Menu Superior da Página Inicial do Google Brasil

  • A área de Busca ficou mais limpa ainda, com ganho de modernidade nos botões “Pesquisa Google” e “Estou com Sorte”, alterando até a fonte e negrito. É bem provável que o Google Brasil comece a utilizar a área onde consta a frase “Conheça o Google Instant e veja resultados enquanto digita.” para eventuais lançamentos e mensagens da empresa aos usuários:
Caixa de Busca do Novo Google Brasil

Caixa de Busca do Novo Google Brasil

  • O rodapé também deixou a área central da página inicial mais clean. Ela ficou ainda mais abaixo do site, além de ficar localizado mais à esquerda também:
Parte Inferior da página inicial mudou de lugar
Parte Inferior da página inicial mudou de lugar

Resultados de Busca – SERP Google Brasil: Antes x Depois

Com certeza as principais mudanças ocorreram nas SERPs no Google Brasil (resultados de busca). Foram tantas novidades e outras que nem pegaram tanto assim de surpresa para quem já é ligado na área de Search, mas vieram de uma vez só. Uma área que até então era o padrão “Azul-Branco” se transformou e chegou com várias cores e fontes diferentes, além de ferramentas que atraem cada vez mais os olhos dos usuários para o clique.

Já falamos sobre esse enriquecimento nas SERPs e o foco que as empresas devem ter em seus snippets ricos para obter um melhor CTR. Mas vamos por partes, que as atualizações, como disse, foram importantes.

Visto as novidades que tivemos, vamos ao que interessa para o SEO: Os resultados de busca. Antes das atualizações. Padrão “Azul-Branco” nos snippets , URL abaixo do description e várias outros visuais que “lembramos” bem:

Resultados do Google Brasil antes: padrão “Azul-Branco”

Resultados do Google Brasil antes: padrão “Azul-Branco”

Agora, com todas as atualizações e novidades, nós temos:

Novidades do Google Brasil nas SERPs: cores, Snippet, ferramentas, design, fontes...muita coisa!

Novidades do Google Brasil nas SERPs: cores, Snippet, ferramentas, design, fontes...muita coisa!

Mais uma vez de cara reparamos várias mudanças, desde as cores, diagramação do snippet, design e layout. Vamos por partes então, não é melhor?

  • A primeira mudança que temos bem clara é em relação a caixa de busca localizada na parte superior. O botão de “busca” ganhou uma cor azul e ícone de Lupa, deixando-o mais moderno. Além disso, foi incorporado o tom cinza claro ao fundo dessa área, distinguindo-se de forma sutil dos resultados de busca. Creio que essas mudanças têm muita relação com o Google +:
Menu Superior tem design semelhante a nova rede social anunciada pelo Google: Google +

Menu Superior tem design semelhante a nova rede social anunciada pelo Google: Google +

  • O menu lateral, com os diferentes tipos de pesquisas disponibilizados e ferramentas do Google ganharam cores novas. O “Azul-Branco” passou para o “Preto-Cinza-Vermelho”, além do alinhamento com o design em tons de cinza da parte superior.  Os ícones ficaram mais suaves e a diagramação das informações ficou mais espaçada, dando um visual mais limpo:
Menu Lateral das Serps acompanharam o novo design: cores e fontes

Menu Lateral das Serps acompanharam o novo design: cores e fontes

  • Os snippets ganharam cara nova.  A URL por exemplo passou diretamente abaixo do Title, junto com link “Cache”. O link “Similares” sumiu (mas pode ser utilizada pelo operador na caixa de busca “related:URL.com.br”). As fontes também estão diferentes, maiores e mais alongadas. O tom de azul do título e outros links do Google também se diferenciam:
Novos Snippets: ordem da URL e cores

Novos Snippets: ordem da URL e cores

  • Plus One: já falamos sobre essa “novidades”, porém nas SERPs isso vai ter importância direta no CTR. O Google já se pronunciou que a ferramenta não afeta diretamente no posicionamento da empresa, mas tem influência direta no clique do usuário. Afinal, quem não quer a credibilidade dos próprios usuários relacionada ao sites e ao resultado de busca? O Google atento a isso, forneceu a ferramenta e cabe cada empresa estabelecer sua estratégia para incorporar esse benefício em prol próprio. Lembre-se da importância do Snippet para o clique do usuário:
O Plus One chegou ao Brasil!

O Plus One chegou ao Brasil!

  • Os links patrocinados também estão nessa onda. O anúncio sofreu as mesmas alterações do Snippet e incorporou o Plus One ao lado do título:
Links Patrocinados: se mudou o Snippet em SEO, mudou também o Anúncio para PPC. O Plus One também foi incorporado.
Links Patrocinados: se mudou o Snippet em SEO, mudou também o Anúncio para PPC. O Plus One também foi incorporado.

Conclusões e impactos

É difícil saber qual realmente vai ser o impacto nos acessos orgânicos de seu site com todas essas atualizações. Desde a inclusão do Google Instant, até o Plus One, várias métricas terão diferenças. O Google caminha a passos largos para o review do usuário como fator de posicionamento, com integração de redes sociais e o anúncio de seu próprio projeto, o Google +, além de incorporar (ao que parece) o design dessa nova rede com o mecanismo de busca. Ao profissional de SEO, cabe alinhar a sua empresa/site para se beneficiar com tudo isso que foi passado acima. São mais e mais fatores para ficar atento.  Com esse artigo espero deixar mais lúcido com suas idéias através das mudanças que o Google Brasil teve. Vamos trabalhar o cérebro e ser criativo nas soluções que possamos tirar proveito disso tudo.  Let’s work, SEO!

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe seu comentário. Opiniões, ideias e mais informação são muito bem-vindos!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: