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Conteúdo voltado para SEO: Palestra de Rafael Oliveira – Olhó SEO 2011

Dando continuidade às palestras realizadas no Olhó SEO, em Florianópolis, seguimos com Rafael Oliveira – Conteúdo voltado para SEO. Ele começa demonstrando o poder da informação como um todo, que leva atenção gratuita do usuário gerada pela qualidade de conteúdo. Uma vantagem: custo. Uma vez feito, não precisa de manutenção periódica.

A importância do SEO nesse processo é gerar tráfego de qualidade para conteúdo relevante. Os costumes de leitura off line tende a se iniciar para online. O acesso à informação mudou várias áreas, como jornalismo, publicidade, marketing e as empresas do mundo como conhecíamos.

Conteúdo Otimizado - Importância

Rafael Oliveira palestrou sobre Conteúdo voltado para o SEO - Olhó SEO 2011

As pessoas BUSCAM conteúdo de qualidade e isso vem acontecendo pelos dispositivos móveis, ou seja, em qualquer lugar. Para se adequar, as empresas devem preparar o conteúdo para ser flexível, bem visível para qualquer um e em qualquer formato.

Consumo do conteúdo para várias formas: usuários tende a estar em situações diferentes para esse consumo, por isso a adequação é necessária. Conteúdo online sempre pode oferecer mais que o off-line, incluindo um link e fazer a ligação com conteúdos relacionados, isso gera mais interação com o usuário, além de poder ser voltado para nichos de mercado.

Algumas definições levantadas por Rafael Oliveira:

  • Conteúdo é rei para ser adequado à visão do Google: SEO
  • Web writing: Visão na criação de conteúdos para SEO
  • Agregar valor no conteúdo, sempre.
  • “as pessoas compram o furo, não a furadeira”
  • Olhar internamente para se diferenciar no conteúdo
  • ATENÇÃO do usuário em vinculação com o conteúdo
  • Diferenciais e perguntas que devem ser feitas
  • O que você faz que ninguém faz? O faz de você a melhor alternativa? Por que eu deveria escolher você ao invés do concorrente?

Diagramação da informação como forma de conversão na página. O conteúdo orienta a leitura do usuário.
Não aplicar apenas keywords no meio do conteúdo, mas enriquecer e prender a atenção do usuário (pensamento no usuário).

Importância do conteúdo para manter o CTR da página e manter o posicionamento nas SERPs. Conteúdo com foco em: link bait (lkb), conteúdo voltado para o usuário, voltado para SEO, dar razões para ter diferenciais.
Alem do básico…

  • Conteúdo deve ser comentado, novo, interessante (teoria da vaca roxa, por isso, explorar através de diferentes tipos e formatos de conteúdos – fotos, vídeos, sons).
  • Seu produto precisa ser explicado (texto) ou visto (imagens)? Riqueza na informação! Atinja o objetivo do usuário. Isso é contado pelo Google como experiência.
  • Seu conteúdo precisa criar e contar histórias, responder dúvidas e inquietações das pessoas e clientes. Inspira, entretém, motiva, orienta decisões, gerencia expectativas, traz o conceito de uma marca à vida, constrói ou quebra a confiança.

Para que serve o conteúdo

Qualificar as visitas representa identidade dos usuários, conteúdo online significa visitantes mais atenciosos, orienta os olhos dos usuários nas páginas, fideliza clientes/leitores, gera menções positivas em toda a web e mundo off line.

Outros pontos abordados no Olhó SEO, e conteúdo voltado para a web:

  1. Detectar oportunidades das marcas nas redes sociais
  2. Explorar os problemas encontrados para antecipar e criar páginas que sirvam de solução para o usuário
  3. Estimular as pessoas e usuários a escrever opiniões e reviews para produtos e sua marca: interação
  4. Criar páginas que incentivem o usuário a reclamar de sua marca no seu próprio site para eles chegarem antes em você do que em sites de reclamação, e posicionar essa página nos mecanismos de busca
  5. Conteúdo sempre atualizado: procedimentos de atualização constantes
  6. Escolha uma estratégia: histórico de métricas, dados de busca, entender o publico antes de criar conteúdo; quais as metas do negocio; meta dos clientes/usuários; conteúdo voltado para suprir necessidades
  7. Explorar o link bait
Público da palestra de conteúdo otimizado

Mais de 300 profissionais prestaram atenção nas dicas a respeito do conteúdo otimizado e sua importância - Olhó SEO

Ciclo do Conteúdo
  • Estratégia: Quem atingir? Quais mensagens? Qual a visão? Em quais canais? Conteúdo voltado para o contexto, apresentar os atributos.
  • Planejamento: qual o volume de busca? Keyword populares? Quais geram mais trafego? Quais convertem mais? Como se diferenciar?
  • Criação: priorizar, cronograma, freqüência, relevância, originalidade, testar idéias
  • Publicação e divulgação: sites, blogs, portais, redes sociais, newsletter, SEO onpage
  • Medir, aprender e otimizar: o que funcionou? O que dá para melhorar? Existem temas relacionados (links internos)? O que gerou rankings e posicionamentos? O que gerou mais trafego e conversão?
  • Construir um plano de marketing voltado para o conteúdo do site: voltado para SEO
  • Objetivos do conteúdo?
  • Prospecção, qualificação, educação, mudança de percepção, retenção de clientes, suporte para vendas, percepção de liderança da marca, comunicações internas

Planejamento – por onde começar?

No Olhó SEO 2011, Rafael enfatizou que: produtos que tenham exclusividade; produtos e serviços com maior margem de lucro, produtos com maior volume de vendas; maior conversão, maior volume de busca. Mais complexo x menos completo x menor volume de buscas (prioridades de desenvolvimento)

Halo Effect

  1. Ranquear posicionamento por palavras-chave relacionadas aos termos HEAD;
  2. com o tempo ira se posicionar para o termo principal
  3. aumentar abrangência dos termos bem posicionados relacionados

Rafael deu uma aula e palestrou sobre a importância do conteúdo voltado a otimização. As características que devem ser exploradas, a função de ter um planejamento específico para a criação de conteúdo e como o usuário deve ter apresentado essas informações.

Com certeza a tendência é a geração de informações cada vez mais otimizadas, e isso se tornará um diferencial em sites otimizados. O Google levará mais em consideração essas aplicações.

Por tanto, vamos nos manter atualizados!

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